Banner

Tecnólogo em Petróleo e Gás: oportunidades em setor estratégico

"petroleo-gas-2-internaO perfil do MEC para a carreira de tecnólogo em Petróleo e Gás abrange de forma inteligente ações do 'Poço ao Posto', de forma que esse profissional poderá ter oportunidades de emprego, tanto na perfuração e produção de poços como no refino, nos produtos e na logística de operacionalização, distribuição e venda de petróleo, gás e derivados.

 

O cenário econômico apresentado pela Petrobras para o Nordeste prevê quatro refinarias e perfuração de mais poços terrestres e marítimos (no Ceará está prevista a perfuração de 22 poços em Fazenda Belém, município de Icapuí, e dois poços marítimos, na zona do pré-sal, que ocorre na costa cearense, no município de Paracuru).

 

Somente essas informações são suficientes para se imaginar a extraordinária demanda para o setor petróleo e gás.

 

petroleo-gas-1-internaComo o curso de graduação tecnológica em Petróleo e Gás ocorre em três anos, os futuros tecnólogos estarão se formando no momento certo desta grande procura por experts no setor de petróleo e gás. Além disso, durante o curso, terão oportunidade de fazer estágio nas grandes empresas que se mudarão para o Ceará para a construção da Premium II, tornando-se já conhecidos e assim oportunizando-lhes uma maior chance de conseguir trabalhar nesse momento epopeico do Nordeste brasileiro.

 

A carreira de tecnólogo em Petróleo e Gás será responsável pela contratação de mais cearenses para as grandes obras a serem implantadas no Estado."

 

Roberto Menescal de Macedo
Coordenador do Curso de Tecnologia em Petróleo e Gás da Universidade de Fortaleza

 

design_topico_estudenaunifor

petroleo-gas-0-internaA graduação tecnológica em Petróleo e Gás da Unifor pretende formar profissionais com habilidade de gerenciar, monitorar e executar a prospecção, extração, beneficiamento ou produção, armazenagem e comercialização do petróleo e seus derivados.

 

O curso, com duração de 3 anos, é voltado para atuação em jazidas, plataformas, refinarias e distribuidoras e capacitação para atuar na indústria, realizando análise do petróleo/gás; avaliando aspectos dos reservatórios e legislação vigente; identificando, avaliando e explorando suas reservas terrestres e marítimas; gerenciando o ambiente de trabalho e os riscos ambientais.

 

Na Unifor, o estudante terá contato com disciplinas como Geologia do Petróleo, Energias Renováveis, Geofísica, Química, Refino do Petróleo, Biodiesel, Apoio Logístico, entre outras.

 

O maior diferencial do curso da Unifor está nas certificações intermediárias que o estudante recebe ao finalizar com sucesso os módulos de estudo, antes mesmo de concluir sua graduação. Ou seja, antes de receber o diploma, o estudante pode contar com os certificados em Auxiliar Técnico de Perfuração de Petróleo e Gás e Auxiliar Técnico de Refino em petróleo e Gás, que o habilitam a concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada.

 

design_topico_tecnologo

 

petroleo-gas-3-internaQualquer estudante que tenha concluído o ensino médio pode cursar um curso tecnólogo. Esse tipo de formação também é indicada para os profissionais que desejam ter um diploma na área em que já atuam ou até mesmo para os profissionais que desejam ter outra graduação.

 

A graduação tecnológica tem como perfil a formação de profissionais que desejam se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho, uma vez que desenvolve habilidades e competências específicas e direcionadas para a sua área de atuação.

 

De acordo com o MEC, os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais e conduzem à obtenção do diploma de tecnólogo. Ainda de acordo com o MEC, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar concurso. Ressalta-se a exceção em caso de solicitação de específica formação em licenciatura e/ou bacharelado. O tecnólogo pode cursar também uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e lato sensu (especialização).

 

 

 

Notícias do jornal Diário do Nordeste
Fotos da Agência Brasil e do Site da Petrobras

 
Banner
Banner
Banner

Estude na Unifor | Twitter
Portal Unifor | Fundação Edson Queiroz | Central de Atendimento
Fundação Edson Queiroz todos os direitos reservados